Tivemos nesta ilha 5 dias, hospedados no Hotel Kosmoplaz, que não é nada de especial (não recomendo, porque devem existir melhores ao mesmo preço). No entanto, a localização do hotel era muito boa, pois fica em cima da praia de Platis Yialos.
Este hotel tinha uma personagem muito caricata, o senhor da recepção, que é uma mistura de Mister Bean com Eugene Levy, a personagem que faz de pai de Jim Levenstein no filme American Pie. (
http://www.hotelkosmoplaz.gr/)
Experimentamos o restaurante do hotel, mas há melhores ao lado, apesar deste ter dança grega ao vivo.
Para visitar a ilha recomendo o aluguer de uma scooter ou de um moto 4, mas tenham cuidado pois ninguém respeita regras de trânsito nesta ilha. Com 2 dias apenas conseguimos conhecer todos os recantos da ilha. Esta foi a nossa "burrinha", custou-nos 25 euros por dia, mas somente nos pediram fotocópia do BI ao contrário de outros rents que queriam ficar lá com o BI ou com o número do cartão de crédito (não fomos nessa cantiga).
Em termos de
restaurantes em Platis Yialos, aconselho o Restaurante Atlantida, pela rapidez do serviço e pela boa comida (
http://www.greeka.com/cyclades/mykonos/island/mykonos-restaurants/platis_gialos-restaurants/atlantida.htm).
Em Platis Yialos vão reparar que em todos os restaurante há um empregado grego à porta do restaurante literalmente à caça de turistas para angariar, é muito chato mesmo.
Locais a visitar na ilha:
Na cidade de Chora ou Mykonos (capital de Mykonos), não se pode deixar de ver os 6
moinhos de vento e a
Little Venice, que são a atracção da cidade em conjunto com a igreja
Panagia Paraportiani e com o pelicano que anda pelas ruas, chamado de
Petros.
Chora fica no centro-oeste da ilha de Mykonos e representa bem aquela imagem que temos da ilha: casas e igrejas brancas, moinhos, ruas estreitas de pedras e muitas lojas e restaurantes. As ruas são um verdadeiro labirinto e um mapa é essencial para não se perder.
Mapas: http://www.worldmapfinder.com/Pt/Europe/Greece/Mykonos/
Praias:
As praias são muitas e realmente um capítulo a parte, com águas transparentes, casas e capelas brancas debruçadas na encosta e muito calor, com aragem quente. Apesar da imagem mais famosa de Mykonos ser aquelas festas na praia, existem praias para todos os gostos e de todos os tipos na ilha. Na verdade essas festas existem e ficam nas praias de
Paradise e
Super Paradise, no entanto não foi ver como era, pois queriamos praias mais calmas.
As praias mais conhecidas ficam na parte sudoeste da ilha, no entanto vale a pena passar por todas as praias em redor da ilha.
As praias que gostei mais foram a
kalafatis e
Psarou, no entanto deixo o links com a lista completa:
http://www.mykonos-web.com/beaches/ ou
http://www.greeka.com/cyclades/mykonos/mykonos-beaches.htm
Em título de conclusão posso dizer que é uma ilha muito cosmopolita, com muita animação, muitas lojas de artesanato, artes, jóias e roupas das melhores marcas. Depois encontramos de tudo, desde casais em "lua de mel", a grupos de adolecentes, a gays e a famílias em férias.